sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Plano de aula 3° Ano do Ensino Médio

Plano de aula:
1 - Dados de identificação:

Componente curricular:  Língua Portuguesa

Série:  3° Ano do Ensino Médio.

Professor (a): Francine Volmer Plautz

2- Conteúdos:
·        Desenvolvimento de uma redação Dissertativa – argumentativa;
·        Passo á passo da maneira correta de uma redação Dissertativa – argumentativa;
·        O que pode e, o que não se pode fazer em seu desenvolvimento;
·        Prática escrita;
·        Conclusão do conhecimento final, o que se aprendeu e, se ainda restam dúvidas e esclarecimentos finais;


3 – Objetivos:
·        A redação é uma ‘porta aberta’ para o ensino superior e/ou profissional essencial que ao saber fazê-la corretamente, se resume em um passo á frente para se obtiver um bom resultado. Então, o objetivo é incentivar ao aluno á importância do saber de uma redação correta para vestibulares  e demais afins envolvendo-as;
·        Objetivar ao aluno á saber corretamente, passo á passo, o seu desenvolvimento, teses e conclusões.
·        Desenvolver habilidades objetivas quanto ao tema relacionado, sem fugir do que se pede, impondo ideias e argumentações pessoais.



4 – Procedimentos:
Com uma turma de 12 alunos, irei proceder a ás 4 horas/aula distribuídas em dois períodos da semana tendo a cada dia da semana 2 horas/ aula consecutiva os seguintes procedimentos:
·        Na primeira hora/ aula, será abordada desde o início até o final o desenvolvimento de uma redação dissertativo-argumentativo;
·        Na segunda gora/aula será efetuada a revisão dos conteúdos da língua portuguesa, exercitando-os;
·        Na terceira hora/aula o aluno terá 1 hora para desenvolver uma redação, avaliando tudo o que foi estudado e aprendido durante á aula;
·        E, por final, na quarta hora/aula iremos de forma oral, ler as redações de cada um, avaliando o que está correto e o que não está, concluindo assim, nossas aulas.


5 – Recursos:
Textos criados individualmente, algumas referências de livros e pela internet através do site:


6 – Avaliação:
Será avaliado do aluno os seguintes aspectos:
Ø A  interatividade desde o início das atividades até o final;
Ø A atenção prestada;
Ø O desenvolvimento de sua Redação;
Ø A Redação final;
Ø As atividades;

Ø Se ouve ou não, o envolvimento total do aluno com o tema constado; 








2 comentários: